4 passos para fazer uma boa gestão da sua carreira

X
Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp
gestão da sua carreira

O que significa fazer a gestão de carreira? Para muitas pessoas, esse termo pode soar um pouco estranho. Isso porque, durante muito tempo, essa responsabilidade esteve associada a um superior ou a uma empresa, concorda?

Se você já me acompanha há algum tempo, sabe que eu falo bastante sobre como os modelos de trabalho mudaram. O impacto das novas tecnologias transformaram as relações do mercado, fazendo com que novas ferramentas, processos, profissões e acordos surgissem.

Hoje, profissionais têm muito mais autonomia para decidir seus próprios caminhos. Passar a vida toda trabalhando em uma mesma empresa já não é algo tão comum como acontecia com as gerações passadas.

Porém, essa grande oportunidade de sermos protagonistas pode ser desperdiçada se você não for capaz de gerir sua própria carreira. Em outras palavras, você não precisa esperar que alguém faça isso por você.

Tendo clareza de seus objetivos, é possível selecionar melhor as experiências e parcerias que você soma à sua história ao longo de sua jornada profissional, permitindo que elas te levem até onde você quer chegar.

Falando assim pode até parecer fácil, mas não é. Muitas pessoas ainda têm dificuldade de assumir o controle, e é por isso que aqui eu vou te contar quais são os 4 passos que você deve conquistar o que é melhor para você. Vamos lá?

1. Pratique o autoconhecimento

“Luana, mas você sempre começa por aí!”

Não é por acaso. O autoconhecimento é o ponto de partida não só para ter sucesso na sua carreira, mas para conquistar a sua qualidade de vida. Isso porque ele é a base para a construção de uma vida e carreira com propósito, alinhada com seus valores, dons e talentos.

Fazer o que gosta e o que sabe fazer bem não é um conselho utópico. Os jovens que chegam ao mercado de trabalho hoje já estão fazendo suas escolhas com base nisso e as empresas também estão passando a valorizar a qualidade de vida de seus colaboradores.

O alinhamento entre o indivíduo e sua carreira é benéfico para todos os envolvidos e representa a sustentabilidade de toda a sua jornada profissional. Eu sempre dou várias dicas por aqui sobre como trabalhar o autoconhecimento, você pode conferir algumas delas no meu canal.

2. Desenvolva a clareza e a consistência

A clareza é um aspecto que se desenvolve enquanto praticamos o autoconhecimento. Isso porque você passa a entender cada vez melhor quais são as possibilidades e escolhas que permeiam seu caminho.

Vale lembrar que esse processo se aplica a todos os modelos de trabalho (CLT, PJ, autônomo, empreendedor) e exige uma boa dose de compromisso. Tendo clareza sobre onde você quer chegar e o que precisa fazer, é importante transformar tudo isso em hábito, prezando pela consistência de suas ações.

Como sabemos, todo objetivo está sujeito a obstáculos pelo caminho, que podem te desmotivar. Porém, quando você é consistente naquilo que se propõe a fazer e tem um porquê, é muito mais fácil se fortalecer e seguir em frente, mesmo diante de todas as dificuldades.

3. Planeje ações

Depois de praticar o autoconhecimento e desenvolver a clareza e a consistência, é hora de partir para a prática. Para isso, você precisa considerar que dispõe de três recursos finitos:

  • Tempo
  • Dinheiro
  • Energia

Da mesma forma, é importante ter em mente que você também pode se ver em situações que exigem observar o outro ou estudar sobre determinado assunto.

Todas essas considerações vão te ajudar a traduzir suas metas em ações concretas, com dias, horários e métodos bem definidos, mantendo a consistência. Ou seja, quanto tempo, dinheiro e energia você precisará alocar para agir, observar ou estudar?

4. Acompanhe o processo

Toda boa estratégia precisa de um acompanhamento para funcionar e para evoluir. Com a gestão de carreira não é diferente. Considerando todas as etapas anteriores, é preciso acompanhar suas ações para ter certeza de que elas estão alinhadas com seu planejamento e com o contexto externo.

Isto é, estamos vivendo um mercado de trabalho dinâmico, no qual as coisas estão mudando muito rapidamente. Por isso, se você não monitora sua gestão de carreira, corre o risco de ficar desatualizado com relação às tendências, ao que realmente é relevante naquele momento.

Sendo assim, o ideal é dedicar um tempo para fazer essa avaliação, geralmente a cada seis meses ou um ano. Aproveite esse momento para rever seu planejamento, suas metas e ações.

Seguindo estes 4 passos, você tem tudo para executar uma gestão de carreira de sucesso. O que você acha deste método? Compartilhe comigo seus pensamentos aqui nos comentários!

X
Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *